Brincadeiras para páscoa
Vivenciei uma agradável experiência de dar aulas por 10 anos, e sei que as crianças amam essa data, e como tia também sei como é o fim de semana, a casa cheia de sobrinhos e amigos.
Para
tornar essa data mais divertida vou deixar aqui 3 ideias de brincadeiras muito
legais que podem ser realizadas tanto na escola quanto em casa.
Já
realizei ás 3 e deu muito certo, as crianças amaram. Algumas vezes fiz variações,
o que você também pode fazer, abuse da criatividade, na hora da diversão toda ludicidade
é válida.
Todas
as dicas devem ser realizadas em grupo, ou pelo menos duas pessoas, valorizo o trabalho
em grupo pois é uma habilidade muito importante para o desenvolvimento humano,
e é também uma das tarefas mais difíceis, e por isso exige muito treinamento,
para o desenvolvimento desta competência. Fatores importantes neste processo
incluem:
Desenvolvimento
de habilidades sociais: como comunicação, colaboração, empatia e respeito
mútuo. Essas habilidades são importantes para o sucesso em todas as áreas da
vida, desde a escola até a carreira e vida pessoal.
Aprendizado
colaborativo: pois pode ajudar as crianças a aprender de forma mais eficaz do
que se estivessem trabalhando sozinhas. Quando trabalham em grupo, elas podem
compartilhar ideias, discutir conceitos e aprender uns com os outros.
Desenvolvimento
de liderança: como liderança de equipe, tomada de decisão e resolução de
conflitos. Essas habilidades são valiosas para a vida e carreira futura.
Aumento
da motivação: isso ocorre porque o trabalho em grupo pode tornar a aprendizagem
mais interessante e envolvente, além de ajudar a criar um senso de comunidade na
sala de aula ou em família
Preparação para a vida: a maioria dos trabalhos e projetos na vida adulta exigem que as pessoas trabalhem em equipe, portanto, a habilidade de trabalhar em grupo é fundamental para o sucesso na vida adulta.
QUE
COR?
INSTRUÇÃO
Tocas:
Desenhe 3 círculos no chão de cores diferentes. (Os tamanhos dos círculos
dependeram do número de participantes)
Refúgio:
Desenhe uma nuvem maior que os círculos, pode desenhar outra coisa, desde que
não seja círculo para as crianças não se confundam.
Casa
do lobo: Desenhe uma casa, uma toca, um quadrado, um espaço da forma que preferir,
só não repita as formas anteriores.
A
casa do lobo precisa ser longe das tocas, para que os coelhinhos livres não
trombem nos que estão presos.
O
refúgio precisa ficar longe das tocas para que os coelhinhos tenham espaço para
correr.
Escolha
do lobo: O mediador escolherá alguém, para ser o lobo. Escolha de forma lúdica com
brincadeiras tipo:
O
carro do sorvete está passando pela rua qual sabor você quer? ...
O lobo ficará entre as tocas e o refúgio delimite um espaço para ele não ficar muito perto das tocas.
Os
coelhinhos deveram estar espalhados dentro das tocas coloridas atentos a voz do
lobo.
O
lobo perguntará:
___
Coelhinho! Saí da toca?
Os
coelhos responderão:
___
Que cor?
Se
o lobo responder laranja apenas os participantes da toca laranja deverão correr
para nuvem.
Quem
o lobo conseguir pegar o lobo levará para casa dele.
Voltará
ao centro perguntará novamente e repetira a brincadeira até que todas as tocas
estejam vazias.
Escolhe-se
um outro lobo e reinicia a brincadeira.
O
lobo pode escolher duas cores ou três cores, mas dificilmente escolhem porque a
brincadeira acaba mais rápido.
Se
preferir faça orelhas para o lobo.
Pegue o molde em aqui em word ou PDF e deixe do tamanho que preferir para imprimir. Depois faça em Eva ou com papel firme.
Caça aos ovos
Casa:
construam os ovos juntos, com desenhos, decorações papel colorido.
O
mediador irá espalhar os ovos coloridos pela casa, quintal, no exemplo coloquei
ovos na parede e colado no armário, é uma opção, passar fita e colar em alguns
lugares também geralmente são os que eles mais demoram para perceber.
Certifique-se
de que colocou os ovos em lugares seguros os quais as crianças tenham acesso.
A
caça aos ovos é individual, e os participantes podem pegar todos os ovos que
encontrar.
Vence
o jogo quem achar mais ovos .
Se precisar do molde dos ovos clique aqui para word , ou PDF .
Variação: Pode fazer também o ovo dourado um ovo diferente de todos os quais os participantes não saibam. Só saberão no final na hora da contagem.
Quem achar o ovo dourado é o vencedor. Mesmo que os outros participantes tenham encontrado mais ovos.
Abuse
da criatividade, pode fazer cestinhas, saquinhos, para guardarem os ovos
coletados.
Escola:
Dívida a turma em grupos. (Já fiz com mais de uma turma também da super certo)
A
quantidade de cores será referente a quantidade de equipes. (ex.4 cores – 4 equipe)
Faça
grupos para decorarem os ovos. A quantidade de ovos será planejada de acordo
com o tamanho da turma, espaço onde será realizado e tempo hábil para a
brincadeira.
Cada
cor deverá ter a mesma quantidade de ovos .
No
caso da educação infantil leve os ovos cortados apenas para eles decorarem.
No
dia da caça aos ovos, a escola deverá ser avisada, caso contrário outras
crianças poderão achar os ovos espalhados na escola e pegar.
Os
alunos de sua sala não poderão sair, até que todos os ovos estejam escondidos.
Enquanto
um professor esconde os ovos, o outro pode ficar na sala pintando os rostinhos
dos alunos. Ou colocando orelhinhas decoras m cada um. Caso precisa pegue os
moldes das orelhinhas aqui: word e pdf .
A
brincadeira é em equipe. Cada grupo terá uma cor.
Se
a turma for do infantil é indicado por uma fita de TNT ou uma pulseira da cor
do seu grupo no braço, ou uma marcação na mão com tinta guache da cor que
representa a equipe
Regras:
Cada grupo irá coletar apenas os ovos da cor do seu grupo. (ex. Quem estiver com a pulseira amarela pega
os ovos amarelos.)
Lembre-os
que o trabalho é em equipe.
Vence
a equipe que coletar mais ovos no tempo determinado, respeitando a sua cor.
Siga
as cores
Idade : 2 – 4 e Ensino especial
Pode
reutilizar os ovos da brincadeira anterior.
Todos
os participantes recebem as mesmas quantidades de ovos e as mesmas cores.
Em
casa ou no ensino individual, cada participante terá a chance de criar sua própria
sequência e outro deverá copiar.
Na
escola a professora pode fazer no quadro.
Parece bem simples, mas para algumas crianças é uma atividade complexa.
Decorando o OVO
Idade : 4 - 10 e Ensino especial
Material : Atividade impressa e 1 dado para cada participante .
A atividades pode ser realizada utilizando canetinha, giz de cera, lápis de cor, tinta, pode ser com pincel ou colorir com o dedo.
Deixei aqui uma versão da atividade maior.


__________________ __________________
Separamos um material especial para você: "Páscoa Divertida".
Este material, alinhado à BNCC, oferece uma variedade de atividades para tornar o aprendizado mais prazeroso e significativo durante a Páscoa. Com atividades de Português e Matemática, jogos interativos, labirintos desafiadores, desenhos para colorir e decorar, moldes de orelhas de coelho e muito mais. As atividades são apresentadas em níveis gradativos e foram cuidadosamente desenvolvidas para enriquecer o aprendizado e estimular a criatividade dos pequenos.
Tenha acesso a uma ampla variedade de atividades prontas para impressão, com download liberado na hora.
0 Comentários