Flickr

10/recent/ticker-posts

Brincadeiras para páscoa

Brincadeiras para páscoa

Vivenciei uma agradável experiência de dar aulas por 10 anos, e sei que as crianças amam essa data, e como tia também sei como é o fim de semana, a casa cheia de sobrinhos e amigos.

Para tornar essa data mais divertida vou deixar aqui 3 ideias de brincadeiras muito legais que podem ser realizadas tanto na escola quanto em casa.

Já realizei ás 3 e deu muito certo, as crianças amaram. Algumas vezes fiz variações, o que você também pode fazer, abuse da criatividade, na hora da diversão toda ludicidade é válida.

Todas as dicas devem ser realizadas em grupo, ou pelo menos duas pessoas, valorizo o trabalho em grupo pois é uma habilidade muito importante para o desenvolvimento humano, e é também uma das tarefas mais difíceis, e por isso exige muito treinamento, para o desenvolvimento desta competência. Fatores importantes neste processo incluem:

Desenvolvimento de habilidades sociais: como comunicação, colaboração, empatia e respeito mútuo. Essas habilidades são importantes para o sucesso em todas as áreas da vida, desde a escola até a carreira e vida pessoal.

Aprendizado colaborativo: pois pode ajudar as crianças a aprender de forma mais eficaz do que se estivessem trabalhando sozinhas. Quando trabalham em grupo, elas podem compartilhar ideias, discutir conceitos e aprender uns com os outros.

Desenvolvimento de liderança: como liderança de equipe, tomada de decisão e resolução de conflitos. Essas habilidades são valiosas para a vida e carreira futura.

Aumento da motivação: isso ocorre porque o trabalho em grupo pode tornar a aprendizagem mais interessante e envolvente, além de ajudar a criar um senso de comunidade na sala de aula ou em família

Preparação para a vida: a maioria dos trabalhos e projetos na vida adulta exigem que as pessoas trabalhem em equipe, portanto, a habilidade de trabalhar em grupo é fundamental para o sucesso na vida adulta.

QUE COR?

INSTRUÇÃO

Tocas: Desenhe 3 círculos no chão de cores diferentes. (Os tamanhos dos círculos dependeram do número de participantes)

Refúgio: Desenhe uma nuvem maior que os círculos, pode desenhar outra coisa, desde que não seja círculo para as crianças não se confundam.

Casa do lobo: Desenhe uma casa, uma toca, um quadrado, um espaço da forma que preferir, só não repita as formas anteriores.

A casa do lobo precisa ser longe das tocas, para que os coelhinhos livres não trombem nos que estão presos.

O refúgio precisa ficar longe das tocas para que os coelhinhos tenham espaço para correr.

Escolha do lobo: O mediador escolherá alguém, para ser o lobo. Escolha de forma lúdica com brincadeiras tipo:

O carro do sorvete está passando pela rua qual sabor você quer? ...




O lobo ficará entre as tocas e o refúgio delimite um espaço para ele não ficar muito perto das tocas.

Os coelhinhos deveram estar espalhados dentro das tocas coloridas atentos a voz do lobo.

O lobo perguntará:

___ Coelhinho! Saí da toca?

Os coelhos responderão:

___ Que cor?

Se o lobo responder laranja apenas os participantes da toca laranja deverão correr para nuvem.

Quem o lobo conseguir pegar o lobo levará para casa dele.

Voltará ao centro perguntará novamente e repetira a brincadeira até que todas as tocas estejam vazias.

Escolhe-se um outro lobo e reinicia a brincadeira.

O lobo pode escolher duas cores ou três cores, mas dificilmente escolhem porque a brincadeira acaba mais rápido.

Se preferir faça orelhas para o lobo. 

Pegue o molde em aqui em word ou PDF e deixe do tamanho que preferir para imprimir. Depois faça em Eva ou com papel firme.

Caça aos ovos

Casa: construam os ovos juntos, com desenhos, decorações papel colorido.

O mediador irá espalhar os ovos coloridos pela casa, quintal, no exemplo coloquei ovos na parede e colado no armário, é uma opção, passar fita e colar em alguns lugares também geralmente são os que eles mais demoram para perceber.

Certifique-se de que colocou os ovos em lugares seguros os quais as crianças tenham acesso.

A caça aos ovos é individual, e os participantes podem pegar todos os ovos que encontrar.

Vence o jogo quem achar mais ovos .

Se precisar do molde dos ovos clique aqui para word , ou PDF .

Variação: Pode fazer também o ovo dourado um ovo diferente de todos os quais os participantes não saibam. Só saberão no final na hora da contagem.

Quem achar o ovo dourado é o vencedor. Mesmo que os outros participantes tenham encontrado mais ovos.  

Abuse da criatividade, pode fazer cestinhas, saquinhos, para guardarem os ovos coletados.

Escola: Dívida a turma em grupos. (Já fiz com mais de uma turma também da super certo)

A quantidade de cores será referente a quantidade de equipes. (ex.4 cores – 4 equipe)

Faça grupos para decorarem os ovos. A quantidade de ovos será planejada de acordo com o tamanho da turma, espaço onde será realizado e tempo hábil para a brincadeira.

Cada cor deverá ter a mesma quantidade de ovos .    

No caso da educação infantil leve os ovos cortados apenas para eles decorarem.

No dia da caça aos ovos, a escola deverá ser avisada, caso contrário outras crianças poderão achar os ovos espalhados na escola e pegar.

Os alunos de sua sala não poderão sair, até que todos os ovos estejam escondidos.

Enquanto um professor esconde os ovos, o outro pode ficar na sala pintando os rostinhos dos alunos. Ou colocando orelhinhas decoras m cada um. Caso precisa pegue os moldes das orelhinhas aqui: word pdf  .

A brincadeira é em equipe. Cada grupo terá uma cor.

Se a turma for do infantil é indicado por uma fita de TNT ou uma pulseira da cor do seu grupo no braço, ou uma marcação na mão com tinta guache da cor que representa a equipe

Regras: Cada grupo irá coletar apenas os ovos da cor do seu grupo.  (ex. Quem estiver com a pulseira amarela pega os ovos amarelos.)

Lembre-os que o trabalho é em equipe.

Vence a equipe que coletar mais ovos no tempo determinado, respeitando a sua cor.

Siga as cores

Idade : 2 – 4 e Ensino especial

Pode reutilizar os ovos da brincadeira anterior.

Todos os participantes recebem as mesmas quantidades de ovos e as mesmas cores.

Em casa ou no ensino individual, cada participante terá a chance de criar sua própria sequência e outro deverá copiar.

Na escola a professora pode fazer no quadro.

Parece bem simples, mas para algumas crianças é uma atividade complexa.

 

Decorando o OVO

Idade : 4 - 10 e Ensino especial

Material : Atividade impressa e 1 dado para cada participante .

A atividades pode ser realizada utilizando canetinha, giz de cera, lápis de cor, tinta, pode ser com pincel ou colorir com o dedo. 

Deixei aqui uma versão da atividade maior. 


Existem diversas maneiras de realizar essas mesmas brincadeiras .
Me conte aqui nos comentários o que você fará esse ano com seus pequenos  
 Veja também : Jogos eletrônicos com temas de Páscoa. 

__________________      __________________

  Separamos um material especial para você: "Páscoa Divertida".

Este material, alinhado à BNCC, oferece uma variedade de atividades para tornar o aprendizado mais prazeroso e significativo durante a Páscoa. Com atividades de Português e Matemática, jogos interativos, labirintos desafiadores, desenhos para colorir e decorar, moldes de orelhas de coelho e muito mais. As atividades são apresentadas em níveis gradativos e foram cuidadosamente desenvolvidas para enriquecer o aprendizado e estimular a criatividade dos pequenos.


   Tenha acesso a uma ampla variedade de atividades prontas para impressão, com download liberado na hora.



Postar um comentário

0 Comentários