Uma Jornada Pelas Parlendas Brasileiras : Tradições Infantis e Integração
No artigo anterior "Parlendas Brasileiras", exploramos brevemente o fascinante mundo das parlendas, pequenas composições orais que desempenham um papel importante na cultura infantil, promovendo interação e socialização. Continuando nossa jornada, neste texto, daremos continuidade às categorias descritas pelo autor, Luis da Câmara Cascudo, oferecendo uma compreensão mais profunda da diversidade e função das parlendas dentro do folclore brasileiro.
Parlendas
de adivinhação
Parlendas de adivinhação são formas de
brincadeiras populares, principalmente entre crianças, que envolvem versos ou
rimas que contêm pistas ou charadas sobre algo a ser adivinhado. Essas
parlendas são usadas como um jogo de adivinhação, onde uma pessoa recita a
parlenda e os outros tentam adivinhar a resposta correta com base nas pistas
fornecidas.
Geralmente, as parlendas de adivinhação
envolvem características ou comportamentos de animais, objetos, elementos da
natureza, entre outros temas comuns. Por exemplo, uma parlenda pode descrever
as características de um animal sem mencionar diretamente o seu nome,
desafiando os ouvintes a identificarem o animal em questão.
Essas brincadeiras não apenas proporcionam
entretenimento, mas também estimulam a imaginação, a criatividade e o
pensamento lógico das crianças. Além disso, elas são uma forma divertida de
transmitir conhecimentos sobre o mundo ao redor e promover interações sociais.
O que é o que é: passa diante do sol e não faz
sombra? O vento
O que é o que é: é cheia de furinhos, mas
consegue reter água? A esponja
O que é o que é: quanto mais eu tiro, mais eu
tenho? Fotografias
Parlendas de arreliar
Parlendas de arreliar é uma expressão que se refere a um tipo de parlenda, que
são composições poéticas orais, geralmente curtas e rimadas, bastante populares
entre crianças. As parlendas são utilizadas como forma de brincadeira, diversão
e até mesmo como auxílio no aprendizado de linguagem, ritmo e métrica.
A palavra "arreliar" sugere algo que
causa irritação, incômodo ou desconforto leve. Portanto, as "parlendas de
arreliar" são aquelas que possuem conteúdo um pouco mais provocativo,
talvez com elementos que desafiem a lógica ou instiguem a imaginação de forma
inusitada.
Essas parlendas podem ser usadas em jogos
infantis, como forma de desafio ou para criar uma atmosfera de diversão e
suspense. Elas costumam ser repetitivas e ter um ritmo marcante, o que as torna
atrativas para as crianças.
Exemplos de parlendas de arreliar incluem:
Quem cochicha, o rabo espicha. Quem escuta, o
rabo encurta. Quem reclama, o rabo inflama. Quem comenta, o rabo aumenta. Quem
implica, o rabo estica
"Quem quer casar com a dona Baratinha, que
tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?"
Fui andando pelo caminho.
Éramos três,
Comigo quatro.
Subimos os três no morro,
Comigo quatro.
Encontramos três burros,
Comigo quatro.
Parlendas
de acabar
Essas parlendas têm um caráter lúdico e, embora
possam parecer simples à primeira vista, muitas vezes têm múltiplas
interpretações e podem despertar a imaginação das crianças.
"Parlendas de acabar" é uma prática
lúdica em que crianças recitam versos rimados até que uma condição específica
seja cumprida para encerrar a brincadeira. Essa condição pode ser um tempo
determinado, alcançar um objetivo ou até mesmo a simples exaustão das crianças.
Essas atividades são ideias ambientes
educacionais, como salas de aula ou grupos de recreação infantil, grupos
religiosos, para fazer em reuniões em casa com a família, oferecendo uma
maneira divertida de praticar habilidades linguísticas, memória e interação
social. Além disso, as parlendas contribuem para o desenvolvimento do senso de
ritmo e musicalidade nas crianças, pensamento rápido.
Alguns exemplos incluem:
"Palhacinho, palhacinho de brinquedo, sua
cara feia não me mete medo, palhacinho, palhacinho, venha ver a cara feia que o
João vai fazer."
Repete a música batendo palma se preferir, ou
fazendo gestos , agora o João fala o nome de outro amigo , e assim
sucessivamente. O jogo pode terminar
quando todas as crianças tiverem tido a oportunidade de participar ou quando
decidirem encerrar.
"A Bianca roubou pão na casa do João. A
Bianca roubou pão na casa do João.
-Quem eu , eu não.
-Então quem foi?
-Foi a Lídia.
A brincadeira se repete e Lídia responde indicando
outro amigo. O jogo pode terminar quando todas as crianças tiverem tido a
oportunidade de participar ou quando decidirem encerrar.
Lagarta Pintada Quem foi que pintou.
Foi uma velhinha. Que aqui passou.
Na praia o vento levanta poeira.
Puxa lagarta. Na ponta da orelha.
Vai passando uma bola. Quem estiver com a bola na
hora que música parar deverá segurar com uma mão esquerda, na ponta da orelhado
do colega que está ao lado esquerdo, continua a brincadeira, quem ficar em pose
da bola 2 vezes sai da brincadeira, pois terá que segurar com a mão direita na ponta
da orelha de quem está ao lado direito, desta forma não conseguirá jogar pois
estará sem as mãos disponíveis , por isso estará fora. Acaba a brincadeira
quando tiver um único participante , estiver jogando com as duas mãos ou quando
decidirem parar.
Batata quente, quente, quente ... Queimou ! Essa é clássica todos já conhecem.
Esses exemplos ilustram como as parlendas de
acabar proporcionam uma atividade divertida e interativa para as crianças,
promovendo não apenas a diversão, mas também o desenvolvimento de habilidades
linguísticas e sociais.
Parlendas de pular corda
As parlendas de pular corda são pequenos versos
ou rimas populares que são tradicionalmente recitados enquanto as crianças
pulam corda. Elas são uma forma de brincadeira e podem variar de região para
região, sendo transmitidas oralmente ao longo das gerações.
Essas parlendas geralmente têm um ritmo
específico que coincide com o ritmo do movimento de pular corda, ajudando as
crianças a manter o tempo e a coordenação. Elas também podem conter elementos
de desafios ou brincadeiras, como contar até certo número enquanto pulam ou
seguir certas regras.
Alguns exemplos incluem :
Salada, saladinha , bem temperadinha, com sal,
pimenta, fogo, foguinho
O homem bateu em minha porta e eu abri, senhoras
e senhores põe a mãos no chão senhoras e senhores pule de um pé só senhoras e
senhores de uma rodadinha e vá para o olho da rua.
123 Coroinha , 456 Coroinha...
Vai contando de 3 em 3 e todas vezes que falar
coroinha a criança deverá pôr a mão no chão.
Além disso, as parlendas de pular corda frequentemente têm um caráter lúdico, com letras divertidas ou nonsense (estranhas, ilógicas de propósito, sem sentido) o que adiciona um elemento de diversão à atividade. Elas são uma parte importante da cultura infantil em muitas comunidades ao redor do mundo, promovendo tanto o exercício físico quanto o desenvolvimento social e criativo das crianças.
Ao encerrar nossa exploração sobre as parlendas e seu papel no folclore brasileiro, é notável reconhecer o legado duradouro de Luís da Câmara Cascudo. Sua abordagem das manifestações infantis como elementos vitais do folclore nacional ecoa a essência da identidade cultural do Brasil. À medida que continuamos a apreciar e estudar essas expressões, reafirmamos a perenidade e relevância da vasta diversidade cultural brasileira, perpetuando assim a herança deixada por Cascudo e enriquecendo nosso entendimento das tradições populares do país.

Nota:
Santos, P. P., & Fávero, O. (2016).
"Parlendas e brincadeiras populares: A linguagem na construção da
identidade cultural da infância." Revista Brasileira de Educação em Língua
Materna, 16(1), 83-102.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 11. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1972.
2 Comentários
Parabéns, maravilhoso o conteúdo, me ajudou muito na elaboração de planejamento.
ResponderExcluirNo planejamento veio a brincadeira de roda "Ciranda,cirandinha", e sempre tínhamos problemas pois as crianças não sabiam versinhos, passei a playlist no grupo dos pais , agora creio que vai dar certo e será mais divertida a brincadeira.
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