Flickr

10/recent/ticker-posts

Atividade psicopedagógica - Recorte

 

Confundir vermelho com verde 

Durante a atividade dos carros , caso a criança confunda as cores vermelho e verde, pergunte-lhe primeiro antes de corrigir. Se essa confusão entre as cores ocorrer com frequência, pode ser indicativo de daltonismo.


Quando uma criança confunde as cores vermelho e verde, pode ser um indicativo de daltonismo, especificamente de protanopia ou deuteranopia, que são formas de daltonismo de tipo vermelho-verde. O daltonismo é uma condição genética que afeta a maneira como as cores são percebidas.


Alguns pontos a considerar:


Detecção Precoce: Muitas crianças com daltonismo não percebem que veem as cores de maneira diferente até serem testadas ou confrontadas com situações específicas que destacam a diferença. A identificação precoce pode ajudar a adaptar estratégias de aprendizado e reduzir a frustração ou confusão.


Testes Específicos: Existem testes projetados para identificar daltonismo em crianças, como o Teste de Ishihara, que usa padrões de pontos coloridos para formar números ou padrões. Se uma criança consistentemente confunde vermelho com verde, pode ser aconselhável procurar uma avaliação profissional.


Adaptações na Aprendizagem: Se uma criança é diagnosticada com daltonismo, é importante que os educadores estejam cientes para que possam fazer as adaptações necessárias em materiais e métodos de ensino.


Comunicação: É crucial conversar com a criança sobre sua condição, de uma maneira que ela possa entender, para que ela não se sinta diferente ou isolada.


Origem Genética: O daltonismo é uma condição hereditária, e é mais comum em homens do que em mulheres devido à sua ligação ao cromossomo X.


Observe e converse com a criança para entender se ela confundiu as cores verde e vermelho por simples desatenção ou se isso acontece frequentemente. Caso suspeite de daltonismo, é essencial consultar um oftalmologista ou optometrista para um diagnóstico correto

Habilidade 


(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, recortar, folhear, entre outros. 


(EF15AR05)  Utilizar materiais diversos com possibilidades de manipulação (dobrar, cortar, colar, construir, montar), para ampliar suas possibilidades expressivas.


 Disponível em PDF com alta qualidade para impressão .

  Clique Aqui



  Pensando em suas escolhas separamos um material especial para você:


 Atividades Psicopedagógicas :  O conteúdo é pautado na BNCC, atividades com níveis gradativos, aprimorando e potencializando o desenvolvimento cognitivo de seus pequenos.


Postar um comentário

0 Comentários